0
Fernando Kep, ‘Vade Mecum’ (Análise) - Lyrxo Brasil
0 0

Fernando Kep, ‘Vade Mecum’ (Análise) Lyrxo Brasil

Fernando Kep, ‘Vade Mecum’ (Análise) - Lyrxo Brasil
Original da cidade de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, Fernando Kep é um MC notável dessa nova geração. Com um teor introspectivo, ao mesmo tempo agressivo e direto, trata sobre diversos assuntos, que vão desde críticas ao cenário musical à  sensibilidade artística. O autonomeado "MC do Overthink" é uma grande revelação ao rap nacional, tendo seu trabalho citado como uma recomendação nossa no "Fraga #1".Foto: DivulgaçãoEm 2018, lançou seu EP de estreia intitulado "Chama Raul", em que obteve uma boa repercussão, vendendo mais de 1000 cópias e com mais de 4 mil visualizações, o levando a participar do programa Brasil Grime Show, dentre os diversos show feitos no Rio de Janeiro.

VADEM MECUM (do latim, "vamos juntos", "vem comigo"), lançado em 2020, é a mixtape de estreia de Fernando Kep, onde deixa claro, nas suas 16 faixas, o objetivo de transmitir uma imagem pessoal do que tem vivido e uma oportunidade para a auto-reflexão, como o mesmo diz sobre a obra:aqui você vai encontrar um pouco sobre amor, muito desabafo, idealizações utópicas, aversão e raiva. Acredito que o assunto mais recorrente é a auto reflexão, o ato de analisar e re-analisar cada situação, portanto, “estar” e não “ser” é a premissa principal.Foto: Capa da mixtape "VADE MECUM"Produzido por Druk Beatz, Felipe Inki, DNA, BBKingSL e Difunto Beats e com participações de Juju Rude, Amanda Amado, JOCA, Faguera, KR , Douglas DMT, Drewan MC e L3lis, VADE MECUM aborda temas que envolvem críticas sociais, autoanálise e o cosmos que circunda o artista.

Confira abaixo os comentários e avaliações da equipe:Em 16 faixas o artista compartilha uma mistura de sentimentos, que vai desde o seu histórico no rap com a "Intro" do EP ("Marco Zero"); a sua perspectiva sobre o processo de composição, na segunda faixa "Real Oficial", acompanhada de um videoclipe que retrata a dinâmica de compor e o conflito interno de um letrista, como dito na música: "Pra essa letra eu não esperei inspiração, tive que escrever, sou profissional/vou me descrever, afinal eu sou real.", até seu envolvimento em relacionamentos, seu desabafo sobre o Governo, o qual o próprio Kep diz ser a primeira vez que fala diretamente sobre o assunto, na faixa 7 "Ranço (Cheio de Ódio)" e introspecção, como um "papo para si mesmo", onde retrata: "preciso me cuidar, antes de salvar alguém preciso salvar esse que vos fala em rimas".

Desde seu primeiro EP Raul, Fernando Kep vem mostrando sua ligação forte com a real origem do Hip-Hop, com temas politizados e abordando sua vivência de rua. Em VADE MECUM, há um ótimo trabalho de auto-análise que aborda uma visão diferente do autor, o qual propõe aos ouvintes um momento de auto cuidado e reflexão: "deixe de lado o celular, fique numa posição confortável, deixe livre seus pensamentos para que vocês possam aproveitar este mar de ideias, absorvendo não só as ideias, mas as vibrações sonoras que os beats proporcionam."

O EP destrincha diversas formas de compor e diferentes ritmos, permeando o BoomBap, o Trap e até mesmo uma faixa com o beat do funk, em "Faixa de Gaza", que com certeza deixa os fãs ansiosos pro bate cabeça nos shows. Além disso, conta com a participação de vários artistas e produtores.

Kep foi certeiro nesse EP e sem dúvida conversou com muitos por meio de suas letras, deixando um dos principais recados: "se não aprendeu a se amar, melhor se apressar!"— Luísa DameãoO que impressiona logo na primeira ouvida de Vade Mecum é a versatilidade de Fernando Kep. Característica disposta nos estilos de rima, nas temáticas e na produção das 16 faixas que compõem a mixtape. As mudanças no flow de Kep se estendem as mudanças vocais que se encaixam muito bem nos diferentes ritmos da obra. Contudo, como qualquer artista, o rapper possui suas limitações que são - as vezes - resolvidas pelas participações. Os versos de nomes como Lucas KR, Douglas DMT, Juju Rude, assim como as vozes de Amanda Amado, Lelis e Hudde abrilhantam as respectivas faixas que participam, dividindo igualmente o espaço com Kep. Em "Ranço (cheio de ódio)" que a participação de JOCA toma o protagonismo do artista principal, que não consegue aparecer tanto na faixa. A mesma coisa acontece em "Clean", onde Kep não mostra a mesma qualidade de flow e tranquilidade demonstrada ao longo da mixtape, que possui beats mais lentos.
Vade Mecum é uma evolução muito visível de Kep em comparação ao seu primeiro EP, nos mostrando que é um artista disposto a ultrapassar seus limites, mas que ainda pode entregar ainda mais em um futuro bem próximo, nos deixando ansiosos para seus futuros trabalhos.
- Chermont
Comments (0)
The minimum comment length is 50 characters.
Information
There are no comments yet. You can be the first!
Login Register
Log into your account
And gain new opportunities
Forgot your password?